18
fev
11

Joguinho ruim

Ano passado me deparei com um tema de trabalho inusitado para mim: o telejornalismo esportivo. Era assunto que eu sempre observava, diga-se com muita atenção, nos telejornais, mas não era minha especialidade. Diga-se, de passagem, que ainda não é. Ao menos, me intero do assunto.

Esporte é entretenimento, é lazer, é saúde. Todos esses sinônimos para as práticas esportivas devem ser levados em conta quando produzimos um jornalístico esportivo. Com o new journalism e a convergência de mídia (entenda o domínio 2.o), os jornalísticos esportivos sofreram mudanças.

Antes, era apenas um sorriso na bancada. Tudo plano médio curto, bancada e tudo mais que as regras clássicas pedem. Ou pediam. Mas, o século XXI chegou. E junto dele a internet. Qualquer um produz um “programa” no YouTube. Surgiu, como que exigência, a necessidade de integrar o telespectador ao programa, fazê-lo interagir, participar.

E assim foi. Os apresentadores “levantaram de suas cadeiras”, abandonaram suas bancadas, mudaram as performances e fizeram tudo diferente, conforme pediu o “novo uniforme do jornalismo esportivo”.

Mas, como todo jogo de futebol pede, uma “falta” ocorreu. Algumas emissoras, alguns programas, algumas direções estão brincando demais com o esporte. Deixaram de tratar o esporte como notícia. Virou brincadeira, stand up comedy. “Alô-ô”, tudo tem dosagem!

Esporte deve ser encarado como entretenimento, mas isso não significa que deve ser encarado como brincadeira. E hoje, sexta-feira, acordo, tomo meu banho, como meio pão com requeijão; venho trabalhar e a primeira notícia que eu leio é a contratação de um blogueiro sem educação para integrar o jornalismo esportivo de um programa.

Triste época. Não vou fazer propaganda dele. Minha crítica é a extrema. Minha divulgação é a mínima. Vai derrapar feio. Há a escolha entre o “bom” e o “ruim”. Nesse caso, que joguinho ruim! Da minha parte, deixo a televisão desligada.

@misaelmainetti

Anúncios

7 Responses to “Joguinho ruim”


  1. 18 de fevereiro de 2011 às 1:00 pm

    Quando eu li fiquei na dúvida de quem era, mas depois fui ler a matáeria no folha.com e ai tive certeza! Sinceramente eu não posso acreditar nisso! Poxa! O cara falta com respeito sobre todos os assuntos que trata, se acha a última bolacha do pacote e aqgora vai ser apresentador do Globo esporte? Ah! Por favor né? Eu achei ridículo e concordo com você!

  2. 18 de fevereiro de 2011 às 1:52 pm

    Cara, muito bom texto.
    Mas não achei quem é o cara.
    Procurei, preocurei, procurei e não achei.
    Me passe depois para que eu vejo por e-mail.
    É nosess
    abrazz

  3. 5 Débora
    18 de fevereiro de 2011 às 9:19 pm

    Bom, Misa, vc já não gostava dele, oq vc tem todo o direito, mas vc não gosta do vlog dele. O vlog dele é uma coisa, é um personagem que ele criou. Vc não sabe se ele vai “levar o personagem” pro novo programa. Pode ser que no programa ele “atue” melhor do que muitos jornalistas.
    Eu acho que vc esperar ele fazer o programa e criticar é uma coisa, agora criticar sem ter visto, baseado num pré-conceito que vc tem dele…
    E siiiim, eu defendo ele, adoro o vlog dele, o personagem e tal. Na verdade acho mais divertido que assistir um entretenumento como globo esporte (isso pq eu adoro futebol)

    Nossas ideias nao andam batendo mto utimamente
    haha

    bjoooo

    • 18 de fevereiro de 2011 às 9:26 pm

      Débora,

      Se eu concordasse que ele é um personagem no YouTube, eu concordaria com você.

      Mas, partindo de que eu acredito que ele NÃO é um personagem, mas um cara que é do jeito que se mostra no vídeo, não aceito todo o resto.

      Porque, para mim, de qualquer jeito, ele vai encarnar um personagem no Globo Esporte. E vai se contradizer sobre fama e tudo mais.

      Mas, vamos esperar a “atuação” dele começar. Quero só ver se ele vai ser tão franco como é no Youtube.

      PS. É ótimo ter ideias contrárias. É bom para repensar. Sempre. VALEU. Beijo.

      • 7 Débora
        18 de fevereiro de 2011 às 9:47 pm

        Vamos ter que esperar pra ver.
        Mas vc viu o programa dele no Multishow?? Não tinha nada a ver com o vlog.
        Não sei.
        Vamos ver.

        Beijos
        ^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Vanguarda

fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Twitter

Fucking visits

  • 20,501 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


%d blogueiros gostam disto: