07
fev
11

And the Grammy goes to…

No dia 13 de fevereiro, o “Oscar da música”, o Grammy Awards, na quinquagésima terceira edição, acontecerá em Los Angeles, Estados Unidos, e premiará os grandes do mainstream musical.

Adianto que não perco o Grammy nenhum ano. Sempre vejo para quem o gramofone será entregue! Quem não tem tevê a cabo, basta a boa vontade de procurar um link na internet e assistir tudo – ao vivo.

Quero adiantar, ou ao menos tentar, o que poderá acontecer no domingo da premiação – quem levará os prêmios. Como prometi no post anterior, não vou divagar. Vou devagar para que possamos entender e compreender tudo do melhor modo possível.

Canção do ano
“Beg Steal or Borrow” – Ray LaMontagne And The Pariah Dogs
“Fuck You” – Cee Lo Green
“The House That Built Me” – Miranda Lambert
“Love the Way You Lie” – Eminem Featuring Rihanna
“Need You Now” – Lady Antebellum

Não acredito que o Cee Lo Green vencerá essa indicação mandando um cara se f**** por causa de uma namorada. Minhas preferências ficam para a country Lady Antebellum, apropósito realiza um ótimo trabalho, e para o hit radiofônico da parceria Eminem-Rihanna. Preferência é diferente de realidade, na qual eu penso que o rapper e a pop vencem essa indicação – merecidamente. Love the way you lie é música boa, letra masoquista, embasada; um trabalho denso na carreira de Eminem – só que a Rihanna aproveitou o sucesso do refrão e criou a parte II em seu novo álbum, Loud; desnecessário.

  

Artista revelação
Drake
Justin Bieber
Esperanza Spalding
Florence + the Machine
Mumford & Sons

Eu não tenho nada contra Justin Bieber. Que culpa o garoto tem de ser marionete da mídia? Pelo menos o moleque é produzido em estúdio, mas canta muito bem – veja ele apresentando ao vivo a canção U Smile. Só não entendo o motivo de ele concorrer novamente como Revelação. Ele foi revelado em 2009. O Grammy 2011 premia os artistas de 2010. Falha na comunicação!

Gosto do Drake, mas minha torcida é totalitária para Florence + the Machine. Adquiri o álbum da cantora somente agora – Lungs -, mas já adianto: suas músicas passeiam pelo pop “barroco”, pelo soul, pelo indie nonsense; sem mencionar a boa direção de arte dos clipes. Merece o prêmio – mas já sei, ou sabemos, que Bieber leva essa estatueta!

Álbum do ano
Arcade Fire – The Suburbs
Eminem – Recovery
Lady Antebellum – Need You Now
Lady Gaga – The Fame Monster
Katy Perry – Teenage Dream

Confesso que não tive a oportunidade de ouvir o novo do Arcade Fire, que tem sido muito elogiado pela crítica. Serei firme na minha opinião, mas acredito que seja empírico: Lady Gaga vence com The Fame Monster. Realmente, o álbum, bem como a cantora, é um monstro de sucesso e polêmica. O álbum foi lançado no final de 2009 e fez sucesso até o fim de 2010. O cd, que é uma reedição do The Fame, com algumas músicas adicionadas, não é um material completamente novo. Será mesmo justo concorrer? Justo ou não, provavelmente ganhará. Que Lady Gaga não use seu vestido de carne.

Recovery, do Eminem, é excelente, mas dúvido que ganhe o prêmio, assim como o popzinho da Katy Perry – essa mesma que se apresentará no Rock ‘N Rio.

  

Gravação do ano
Eminem e Rihanna – “Love the Way You Lie”
B.o.B e Bruno Mars – “Nothin’ On You”
Jay-Z e Alicia Keys – “Empire State of Mind”
Lady Antebellum – “Need You Now”
Cee Lo Green – “Fuck You”

Confesso que não sei realmente a diferença entre a “canção do ano” e a “gravação do ano”, mas, geralmente, o prêmio de gravação do ano vem acompanhado de músicas mais radiofônicas, mais famosas, canções de massa!

Fico na dúvida de quem ganhará esse prêmio, mas ainda assim acredito na parceria Eminem-Rihanna, embora B.o.B. com Bruno Mars e Jay-Z com Alicia Keys têm grandes chances!

  

Álbum pop
My world 2.0 – Justin Bieber
I Dreamed a Dream – Susan Boyle
The Fame Monster – Lady Gaga
Battle Studies – John Mayer
Teenage Dream – Katy Perry

Pop é um termo muito além da batida do eletrônico. O conceito de pop vai longe. Posso afirmar que Madonna é pop, assim como o AC/DC e a Dilma também são!

Torço para que Gaga ou Bieber não vençam essa premiação, embora a realidade provavelmente será uma dessas. Teenage Dream não merece esse prêmio nem aqui, nem na China ou naquele mundo colorido que California Gurls fez nascer. Susan Boyle que me perdoe, mas é John Mayer que, por talento, merece esse prêmio!

Performance pop feminina
Sara Bareilles – “King of Anything”
Beyoncé – “Halo”
Norah Jones – “Chasing Pirates”
Lady Gaga – “Bad Romance”
Katy Perry – “Teenage Dream”

No conceito “popular”, Lady Gaga também leva essa. Katy Perry talvez mereça alguns pontos com Teenage Dream – nunca merecerá por Firework. Halo é boa, mas não excelente a ponto de ganhar. Norah Jones e Sara Bareilles mereciam seus espaços. Teoricamente.

Performance pop masculina
Michael Bublé – “Haven’t Met You Yet”
Michael Jackson – “This Is It”
Adam Lambert – “Whataya Want From Me”
Bruno Mars – “Just The Way You Are”
John Mayer – “Half Of My Heart”

Por questão de honra, esse prêmio é do Michael. E merecidamente. Mas eu me arrisco a dizer que gostaria que o Bruno Mars, esse mesmo que foi pego dia desses com cocaína, levasse o prêmio. Merece!

 

Colaboração pop
B.o.B, Eminem & Hayley Williams – “Airplanes, Part II”
Herbie Hancock, Pink, India.Arie, Seal, Konono No 1, Jeff Beck & Oumou Sangare – “Imagine”
Elton John & Leon Russell – “If It Wasn’t For Bad”
Lady Gaga & Beyoncé – “Telephone”
Katy Perry & Snoop Dogg – “California Gurls”

Novamente fizeram parte II de música bem sucedida. Isso não está certo. Não funcionou com Rei Leão, não vai funcionar fácil assim. Matrix ainda teve sua sorte, mas com críticas extremas. Os críticos de música elogiaram muito a parceria do grande Elton John com o Leon Russell. mas não deixam de mencionar que chega a ser enjoativo. Se eu tivesse o poder, os premiaria. Mas, como eu não mando em nada, aposto que Lady Gaga e Beyoncé levam com aquela música boba – Telephone. Se for para levar a premiação nesse sentido popular, prefiro California Gurls. E eu nem gosto muito do Snoop Dogg e da Katy Perry.

 

Melhor Performance Rock por uma Dupla ou Grupo
Arcade Fire – “Ready To Start”
Jeff Beck & Joss Stone – “I Put A Spell On You”
The Black Keys – “Tighten Up”
Kings Of Leon – “Radioactive”
Muse – “Resistance”

O Arcade Fire deve ganhar essa, mas a minha torcida é para o Muse que faz um ao vivo impecável! Literalmente impecável!

Melhor Performance Rock Individual
Eric Clapton – “Run Back To Your Side”
John Mayer – “Crossroads”
Paul McCartney – “Helter Skelter”
Robert Plant – “Silver Rider”
Neil Young – “Angry World”

Eu realmente não faço ideia – sem acento – de quem vencerá. Fico na torcida do John Mayer, mas os indicados são muito bons: clássico Paul, grande Clapton, talentoso Neil e o fera Robert Plant. Boa sorte para todos!

Melhor Performance Hard Rock
Alice In Chains – “A Looking In View”
Ozzy Osbourne – “Let Me Hear You Scream”
Soundgarden – “Black Rain”
Stone Temple Pilots – “Between The Lines”
Them Crooked Vultures – “New Fang”

O Ozzy que me desculpe, mas a minha torcida é para o Them Crooked Vultures – banda do Josh Homme (Queens Of The Stone Age) e do Dave (Foo Fighters). São boas indicações; destaque para Alice In Chains.

Melhor Performance Metal
Iron Maiden – “El Dorado”
Korn – “Let The Guilt Go”
Lamb Of God – “In Your Words”
Megadeth – “Sudden Death”
Slayer – “World Painted Blood”

Sou suspeito para falar de metal. Se você acredita que o Iron deve levar o prêmio, eu respeito. Mas, para mim, Iron precisa se reinventar. Já deu o que tinha que dar. Torço para o Slayer – isso sim é metal (!) – e me arrisco dizer que o Korn está meio que avulso ali, apesar de eu gostar muito deles.

Melhor Álgum Rock
Jeff Beck – Emotion & Commotion
Muse – The Resistance
Pearl Jam – Backspacer
Tom Petty And The Heartbreakers – Mojo
Neil Young – Le Noise

Outra categoria que me deixa confuso e intrigado. Minha torcida é para o Muse – julgo o The Resistence um dos melhores álbuns que eu ouvi até hoje, exceto por três faixas desnecessárias. Mas Pearl Jam e Neil Young são fortes concorrentes e merecem também o prêmio!

Melhor Álbum de Música Alternativa
Arcade Fire – The Suburbs
Band Of Horses – Infinite Arms
The Black Keys – Brothers
Broken Bells – Broken Bells
Vampire Weekend – Contra

Ou é um ou é outro. Ou vai ser o Arcade Fire ou vai ser o Vampire Weekend! Isso é fato. Fico sem torcer para nenhum deles por conhecer muito pouco desses últimos trabalhos, mas arrisco dizer que gosto do Vampire Weekend.

VOCÊ pode acompanhar meus comentários sobre a premiação do Grammy através do meu twitter – @misaelmainetti – e através do meu Facebook: Misael Mainetti.

4 Responses to “And the Grammy goes to…”


  1. 8 de fevereiro de 2011 às 1:48 pm

    Fala Misael.
    Minha torcida não vai para ninguém.
    Faltou Green Day, pelo menos em melhor performance ao vivo.
    Poxa nós fomos e sabemos que nenhum desses chega aos pés da performance do GD.
    haufhasd
    Unica torcida vai para Lady Antebellum – “Need You Now”, essa música é muito boa.
    Gosto muito. xd
    É noses, mas fica a lacuna de Green Day fora da festa, depois de muito tempo.
    =/
    É noses
    abrazz

  2. 8 de fevereiro de 2011 às 1:54 pm

    Acatadissímo comentário e opinião. Estivemos lá e conferimos um espetáculo ambulante – Green Day. Que venham novamente.

    Obrigado pelo comentário. Abs.

  3. 8 de fevereiro de 2011 às 6:59 pm

    Misa!
    Compartilho com a opinião do JR! Nós estivemos no show e sabemos o quanto a apresentação do Green Day é foda. Um show de 3 horas, que não deixa ninguém parado por 1 minuto não é para qualquer um! Sinceramente: por mais que diga que Justin tem uma voz bacana, torço para que ele não ganhe nada. Por mais que diga o quanto não gosta da Katy Perry, espero que ela ganhe algo – California Gurls é bacana! Também gosto de “Love the Way You Lie” – Eminem e Rihanna.

    Parabéns pelo texto.

    • 9 de fevereiro de 2011 às 3:12 am

      Entendo seu ponto de vista sobre o Green Day – e como eu entendo, rs!

      Sobre a Katy Perry, eu não tenho nada contra. Só acho que ela deixa a desejar ao vivo, portanto, não merece ganhar nada com relação à performance feminina. Também não fez um trabalho marcante e louvável com seu álbum novo. Mas gosto de “California gurls” e todos os outros sons… em estúdio!

      “Love the way you lie” é uma das melhores músicas para mim.

      Beijao. Valeu por comentar.


Deixe um comentário

Vanguarda

fevereiro 2011
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28  

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Fucking visits

  • 20,343 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


