24
jan
11

Duas semanas falando e se apresentando

Vou recorrer ao Shakespeare: ser ou não sei, eis a questão. No meu caso, foi: fazer ou não fazer, eis a questão! Eu optei por fazer e posso afirmar que em nada eu me arrependo!

Programadas minhas férias, parti para Santo André. Minha inscrição, tal como a Cíntia Lima fez, havia sido registrada mais de uma vez. Refiro-me ao curso de Locução e Apresentação para Telejornalismo, parceria da Faculdade Cásper Líbero com a revista Cult. Duas semanas se passaram tão rápidas, mas tão produtivas e, acima de tudo, dias excelentes!

Primeiro, sempre tive vontade de fazer algum curso da Cásper Líbero. Conselho do meu professor Francisco Arten; obrigado! E a Avenida Paulista realmente é um local muito peculiar! Vou parar de “divagar” e ir logo ao ponto.

O curso foi ministrado pelo jornalista Celso Cardoso, da Tv Gazeta. Confesso que conhecia pouco do seu trabalho. Agora, posso dizer que conheço muito do seu trabalho, da sua didática, da sua sensatez e, acima de tudo, conheço, ao menos um pouco, da boa pessoa que ele é!

Em uma turma animada, nos reunimos no 4º andar da Cásper em um estúdio de rádio. Dá-lhe microfone. Celso, exigente, exigiu – como pede o adjetivo – que todos fizessem como se fosse a “última vez”, como se fosse a chance única! E assim fizemos!

O vício que percorria alguns de “encarnar” ou imitar locutores de rádio, cantando todas as frases, foi devidamente proibido, extinto! A voz “arenosa”, piada interna do grupo, também foi melhorada. Pronunciar cada palavra é vital e nunca “falar para dentro”, como fazia esse que vos escreve!

O mais excitante de tudo isso é que a teoria era mínima e a prática era intensa. É isso que faz realmente o profissional crescer. Celso discorreu de atenção exclusiva para identificar cada qualidade e cada defeito de todos os alunos, apontando o que devia ser imediatamente melhorado.

Práticas intensas e observação dos colegas para que todos crescessem juntos em projeção de voz. Alguns cantarolavam com as sobrancelhas, outros com as mãos e outros com os pés. Tudo eliminado e transformado em interpretação!

Na segunda semana, foi a vez da prática na bancada. Muitas risadas foram literalmente projetadas, mas não teve quem não se empenhou, projetou e interpretou! O melhor foi ver o crescimento do praticante e vibrar junto de todos.

O último dia foi bem intenso e apenas quem estava ali nos estúdios pode compartilhar disso. Após a aula, todos fomos para a “prainha”, barzinho da Paulista, para comemorar (ou lamentar) o fim do curso!

Apenas duas semanas de curso ensinaram não só a mim, mas ensinaram à Ana Laura, Carolina Yada, Cintia, Dani Nhoque, Fernanda Aventurato, Isabela, Kátia, Marina, Moniele, Natália, Raísa, Lucilla, Alan, Fernando, Gabriel, Guilherme Gregui, Gui Palessi, Vander e a mim que tudo pode ser conseguido com muita persistência! Não compartilhamos apenas de técnicas, mas de muita dinâmica humana!

Para quem não conhece o trabalho do Celso Cardoso, aconselho que vá logo ao Google e procure se informar! “O cara”, se ele me permitir esse vocabulário fora das telinhas, é excelente no que ensina! Além de jornalista, também é cantor (procure por Celso Cardoso e Os Impossíveis no Youtube).

Esse texto, bem saudosista, não objetiva dar dicas de locução e apresentação. Isso eu vou deixar para outro momento. Essas palavras ficam aqui, registradas, apenas para lembrar de duas semanas incríveis no meio de profissionais e aprendizes que vão deixar saudades!

@misaelmainetti

13 Responses to “Duas semanas falando e se apresentando”


  1. 1 gabytheodoro
    24 de janeiro de 2011 às 7:43 pm

    Quem disse que um texto “saudosista” também não é um texto muito bem estruturado e apresentável?
    Simplesmente adorei, e fiquei com um gostinho de conhecer o trabalho de Celso Cardoso. Num simples texto, com sentimentalismo e muito bem escrito, você conseguiu despertar o meu interesse, e garanto que o interesse de todos que lerem, em conhecer ou até mesmo ter a oportunidade de participar de um curso ministrado por Celso Cardoso. Apesar de eu não pertencer a area do jornalismo, acredito que todos nós necessitamos de um curso para sabermos interpretar, transmitir nossas ideias. Fico feliz por você ter conquistado essa oportunidade e ter desfrutado muito bem dela. Parabens, Misa.
    Um grande abraço.

  2. 24 de janeiro de 2011 às 8:13 pm

    Meu amigo parabéns por mais um experiência. Eu fico muito feliz por você estar procurando, a cada dia, o seu crescimento profissional. E tenho certeza que essa experiência fez com que você tirasse lições para a vida (eu o conheço bem para dizer isso). Você conseguirá chegar onde quer. tenho plena certeza disso. Sabe por que? Porque você não senta a bunda na cadeira e espera as coisas virem até seu encontro. Você vai atrás! Você luta. E tenho muito orgulho disso.Quanto ao trabalho do Celso, já dei uma passada no blog dele e vou me informar mais!
    Espero no meio do ano ir para o curso com você.
    Parabéns.
    Beijos

  3. 25 de janeiro de 2011 às 1:40 am

    Misael, um dia estaremos juntos e um curso desses.
    Vamos correr atrás de nossos sonhos mestre. É isso que temos de fazer.
    É isso o que nos deixa feliz.
    Tudo vai dar certo um dia! É o que sempre concluso (não sei se existe essa palavra) sobre tudo.
    Mas, é o que realmente acontece. Tudo dá certo no fim.
    Não importa o quão distante é esse fim.
    Certo sempre vai dar.
    é noses
    abrazz

  4. 25 de janeiro de 2011 às 1:40 am

    Creio que seguirei seu precedente e também citarei Shakespeare: “Estar pronto é tudo”, que está no Ato II, Cena I de Hamlet.
    E na verdade lembro-me de nunca ter respondido a pergunta do Celso: “Está pronto?”. Eu achava que não estava pronto e descobri que não estava mesmo, mas não para o mercado de trabalho ou para ser um profissional, e sim para as descobertas que fizemos nos curso.
    Descobri amigos encantadores, emoções que havia esquecido que possuia, capacidade de dar risadas facilmente e descobri que meu medo da câmera passou!
    Como disse, não estava preparado e, se dessa forma for, prefiro nunca estar preparado, pois a surpresa foi muito acima da expectativa.
    Também sinto saudades de todos, mas tenho plena certeza que os encontrarei, por isso sofro menos. E quanto a você meu amigo, sinto que será muito grande, muito maior do que seu grande coração!!!

  5. 8 André
    25 de janeiro de 2011 às 2:25 am

    Meu querido, amigo, fico feliz por ver tantos escritos e a diversidade de assuntos que voce propoe aqui.
    Li algumas agora, muito bem articuladas, e que me deram até raiva como uma matéria profissional bem feita e outras que me deram felicidade de forma similar!
    Quando pequenos, crus e de linde imaturidade o que permite a nossa deselegância ao tratarmos assuntos que nao gostamos. Assim me portava na promíscua ingenuidade de petiz mas com a iminente vontade de desbravar o mundo, atei-me com os nossos antepassados e iniciei conclusoes de educaçao, organizaçao social, economia e afins, fornecidas pela História, Literatura e Geografia estrutural. Isso, imprescindível a qualquer assistidor da Terra,dá-nos a noçao do porquê da violência, iniquidade e até de ensejo aprazível que voce deu importância aqui.
    Fico feliz por sobrepujar as minhas frescuras e querer entender o mundo como voce, meu amigo!
    Grande abraço!

  6. 9 André
    25 de janeiro de 2011 às 2:29 am

    Meu querido, amigo, fico feliz por ver tantos escritos e a diversidade de assuntos que voce propoe aqui.
    Li algumas agora, muito bem articuladas, e que me deram até raiva como uma matéria profissional bem feita e outras que me deram felicidade de forma similar!
    Quando pequenos, crus e de linde imaturidade tratamos com deselegância assuntos que nao gostamos e assim portava-me na promíscua ingenuidade de petiz. Mas com a iminente vontade de desbravar o mundo, atei-me com os nossos antepassados e iniciei conclusoes de educaçao, organizaçao social, economia e afins, fornecidas pela História, Literatura e Geografia estrutural. Isso, imprescindível a qualquer assistidor da Terra,dá-nos a noçao do porquê da violência, iniquidade e até de ensejo aprazível que voce deu importância aqui.
    Fico feliz por sobrepujar as minhas frescuras e querer entender o mundo como voce, meu amigo!
    Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

  7. 11 Fernando Montes
    25 de janeiro de 2011 às 7:38 pm

    Misael:
    Belo texto! Resumo preciso de tudo por que passamos…
    Saudade da diversão, da camaradagem e de tudo que aprendemos (e que não foi só locução).
    Abraço!

  8. 12 GABRIEL DELENA
    31 de janeiro de 2011 às 11:26 am

    Grande Misael!
    Meus parabéns.. vc é fera mesmo!!! além de fera é um jornalista de verdade..
    Lembra que vc entrou na facul por minha causa, então quando estiver na Gazeta dá um jeito de puxar eu!!hehehe (zuera!)
    Quando for fazer um outro curso eu e o Rafael vamos tá bom!
    Você merece tudo de bom na sua vida.
    é um dos alunos mais inteligentes da sala de aula.
    Você vai longe demais velho!!!
    abraços.

  9. 13 francisco arten
    14 de fevereiro de 2011 às 1:45 am

    Mizael
    Já te chamei de ‘desnorteado, atrapalhado, desorientado….. e mais um monte de coisas que nem lembro mais.
    Hoje escrevo não prá te zoar de novo, mas cumprimentar. Tá muito bom seu blog, seu texto também e fico feliz por ter acatado meu conselho e feito o curso na Cásper. Faça outros. A PUC -SP tem ótimas opções também. A Cásper é muito boa, tenho o maior carinho e saudades desta faculdade. Uma pena que, como você, ela também é meio ‘desorganizada, desorientada…. por isso achei que iriam combinar…
    Vai firme Mizel. Se ‘aprume’ que você vai longe.
    francisco arten


Deixe um comentário

Vanguarda

janeiro 2011
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Fucking visits

  • 20,343 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


