17
dez
10

As dez músicas que você provavelmente não ouviu em 2010

Introdução – o problema

Música é assunto ímpar para mim. Acredito que para muitos. São poucas as pessoas que não ouvem, ao menos, uma música ao dia. Música faz relaxar e, afinal, quem canta, os seus males espanta! Mas há um grande problema nesse “ouvir música diariamente”. Tem muita gente que só ouve FM e fica nessa “fugidinha (com você)” e sequer procura alguma canção que tenha reflexão, embasamento ou (his)estória.

É o famoso, ou não famoso, pastiche cultural – a banalização da cultura, nesse caso, a mistura desordenada de sons e, principalmente, letras sem sentido. Gostei do que a Pitty disse à revista on-line Rock Em Geral quando perguntada sobre o novo rock. Ela diz:  “Para mim vale a essência e a profundidade da coisa. E por isso, generalizando, vejo uma triste falta de conteúdo. Parecem não prezar pelo aprimoramento da linguagem, da escrita, do questionamento. Nem tô falando de ser panfletário ou algo do tipo, é possível falar sobre coisas leves com um vocabulário mais interessante. A questão é a falta de aprofundamento sobre qualquer assunto. É a superficialidade, a bobice, a falta de “culhão”. Por exemplo, vejo dizerem que o assunto “amor” é o vilão da história, que as bandas só falam disso e etc. E aí me lembro de grandes figuras como Cartola, Noel Rosa ou Morrissey que conseguiram falar de amor com poesia e sensibilidade, abordando lados menos óbvios, e vejo que a culpa não é do assunto.https://i1.wp.com/www.abastecendo.com/nina/wp-content/uploads/2010/07/pitty.jpg

Talvez falte vivência, mesmo. Vejo também uma valorização exacerbada da imagem em detrimento da mensagem. Sou a favor da estética se ela serve pra endossar e comunicar uma idéia. Mas se não há idéia, a imagem é apenas uma embalagem bonita e oca. Um livro de capa deslumbrante e páginas em branco. Falta coragem para falar sobre as coisas nem sempre tão corretas que a gente sente; falta veneno, passionalidade, visceralidade, curva, malícia. Senão fica tudo muito morno e ajeitadinho, bonzinho e bonitinho. E sinto que o rock não nasceu para ser “inho”. O rock é “ão”.”

Não só discorrendo sobre rock, mas sobre música em geral – seja indie, pop, samba etc. Falta a passionalidade e a causa, como ela mesma diz. Esse é o problema. Os artistas têm produzido música comercial inconscientemente. As composições, na maioria, são clichês, com rimas imagináveis e ausência de senso crítico sobre algum assunto.

Pós introdução – solução provisória

A “solução provisória” para não ficar somente nessa “fugidinha (com você)” é buscar os elementos do mundo alternativo. Antes de citar como fazer isso, ressalto que essa “fugidinha (com você)” também é necessária. Não podemos nos bitolar em leitura e intelectualidade o dia todo, também precisamos do entretenimento puramente dito. Então, surge a pergunta: como encontrar o mundo alternativo?https://misaelmainetti.files.wordpress.com/2010/12/universosparalelos.jpg?w=300

Não é necessário ir longe. Basta procurar na internet. Há vários sites para conhecer bandas novas, várias indicações que surgem por e-mail. Você já se permitiu clicar numa banda desconhecida e ouvir? Fica a dica!

Desenvolvimento – As dez músicas que você provavelmente não ouviu em 2010

Decidi reunir dez canções remotas ao estrelismo das bandas nacionais – dessa vez vou me deter apenas na música produzida por nós, brasileiros, mesmo que seja cantada em inglês. Nessa minha lista – as dez músicas que você provavelmente não ouviu em 2010 -, indicarei uma canção de cada artista para que você possa conhecer! Take a chance, como canta o Magic Numbers – já ouviu?

Obs.1: Caso você conheça alguma dessas canções ou artistas, parabéns! Não estou me passando por maioral ou intelectual, apenas quero divagar, como diria Zeca Camargo, em alguns estilos não prioritários da maioria.

Obs.2: Não classifiquei as músicas por ordem de importância.


AS DEZ MÚSICAS QUE VOCÊ PROVAVELMENTE NÃO OUVIU EM 2010

01. Música: Pressuposto

Artista: Nevilton

Descrição: O grupo, como já adiantei é alternativo, ganhou o concurso de bandas da MTV para abrir o show do GreenDay em São Paulo. Na minha opinião, o fizeram muito bem. Um indie rock legal e, como todo bom indie rock, às vezes nonsense – “tempos de maracujá” é uma das expressões de suas músicas – e dançante.

Ouça: http://www.myspace.com/nevilton

02. Música: Descontrolada

Artista: Sabonetes

Descrição: Falando em indie rock, não podia deixar de citar o Sabonetes. Conheci a banda na Virada Cultural Paulista em São João da Boa Vista. Na minha opinião, é uma das próximas bandas a entrar no pódio musical brasileiro. Acabaram de lançar o clipe Hotel – fica mais uma dica – e fazem um som ótimo, dançante e que lembra muito Franz Ferdinand, The Killers, Arctic Monkeys, Modest Mouse etc. Só acho que o nome da banda não condiz com o estilo, mas isso é discussão para outra hora. É fato que se tornou uma das minhas bandas nacionais preferidas!

Ouça: http://www.myspace.com/sabonetes

03. Música: Cidade grande

Artista: Granada

Descrição: O Granada de 2010 – sem o vocalista Yuri Nishida (ex-Gloria, ex-NxZero, atual VOWE) – faz um som metropolitano e, eu diria, bem filosófico. Em “Cidade grande”, por exemplo, eles questionam a realidade mundana, as problemáticas da metrópole e a distração. Sem exageros, vejo como uma canção extremamente filosófica, não só essa, do novo álbum Equilíbrio, mas, principalmente, todo o álbum anterior (Diaria.mente).

Ouça: http://www.myspace.com/granadaoficial (No MySpace do Granada não tem “Cidade grande”, mas utilize suas habilidades e procure pela música ou pela banda na internet!)

04. Música: Lovers are in trouble

Artista: Beeshop

Descrição: Lucas Silveira, vocalista da Fresno, passeia pelo mundo sessentista e setentista, influenciado pelos clássicos Beatles, Frank Sinatra, Queen etc. Em “Lovers are in trouble”, é impossível não se levar pelo leve piano e, principalmente, pelo saxofone. É bem retrô e eu digo: se você odeia Fresno, corre sério risco de se impressionar com esse projeto paralelo. Eu te desafio!

Ouça: Vídeo não oficial: http://www.youtube.com/watch?v=j_cANfMtvsM (Myspace: http://www.myspace.com/beeshopmusic)

05. Música: Sophia

Artista: Esteban

Descrição: Te desafio mais uma vez. Esse projeto, a ser lançado, tem suas músicas esparramadas pela web. Intitulado por (projeto) Esteban, o baixista da Fresno, Rodrigo Tavares, produz um som ímpar com influências claras de mpb e indie rock. Indico “Sophia” e o projeto como um todo – embasado, criativo e ousado. Quando eu o entrevistei, Esteban (ou Tavares) disse que o álbum deve ser lançado em março.

Ouça: http://www.myspace.com/estebantavares

 

06. Música: Papapa

Artista: Mombojó

Descrição: Essa é a música mais pop do álbum “Amigo do tempo”, mas talvez seja a melhor também. O Mombojó é aquela banda que faz sentido pelas partes, não pelo todo. Indie rock dos bons e, repito, com seus momentos nonsense, como todo bom alternativo faz.

Ouça: http://www.myspace.com/mombojo (Também não há “Papapa” no MySpace, mas estou certo de que você é capaz de encontrar na rede!)

 

 

07. Música: Agora é tchau

Artista: Moscou

Descrição: Na cena underground, quando a gritaria do Envydust acabou, foi um choque para muitos fãs. Mas a própria banda assumiu estar produzindo um novo grupo dentro do próprio Envydust. Então, exceto por Max, os ex-Envydust(s) criaram a Moscou – um projeto, também indie, bem eletrônico e, eu diria, até esquizofrênico. Em “Agora é tchau”, sumiram os gritos e deram lugar à batidas inesperadas e misturada à sons improváveis, além da letra crua e nua: “Agora é tchau / saia logo daqui / agora é tchau / e é bem melhor sem tí”.

Ouça: http://www.myspace.com/moscoumusic

 

 

08. Música: Candy

Artista: Aggro Santos

Descrição: Yuri Santos, mais conhecido como Aggro Santos, é um rapper e compositor que se bem na gringa (entenda Inglaterra). Começou a ficar conhecido em 2006, mas somente agora, em 2010, teve o reconhecimento que merece, ao lançar o single dançante Candy junto da ex-integrante do grupo PussyCat Dolls, Kimberly Wyatt. No ITunes britânico, a música foi a terceira mais baixada em 2010. E Aggro não esquece o Brasil – em suas músicas, sempre há uma palavra em português misturada ao inglês. Para quem gosta da junção rap & pop, indico muito essa música!

Ouça: http://www.myspace.com/aggrosantos

 

 

https://i2.wp.com/c1.ac-images.myspacecdn.com/images02/78/m_56a46d77107e4f01ac119978584257b0.jpg

09. Música: O homem é preto

Artista: Os Ilhonas

Descrição: Conheci Os Ilhonas em Poços de Caldas, há poucos dias. Quando olhei para o palco, vi um bando, ou uma banda, que se vestiam como os Mutantes, dançavam como a Elba Ramalho e tinham algo de Blitz. Talvez fosse a atitude. E eu não estava errado. Os Ilhonas é tudo isso. Conheço pouco, mas já fica a minha dica. Ao vivo, então, nem se fala. Em “O homem é preto”, eles utilizam a história de forma muito criativa.

Ouça: http://www.myspace.com/osilhonas

 

 

http://festivalmusicalivre.files.wordpress.com/2009/11/tono2.jpg

10. Música: Aquele cara

Artista: Tono

Descrição: Já me chamou atenção por causa da letra; o som é leve, interessante e meio delirante. Lembra um pouco Los Hermanos e, em certos momentos, a Céu – outra que indico. Banda Tono – eu ouvi e você?

Ouça: http://www.myspace.com/tonoauge

 

Eu espero realmente ter acrescentado alguma cultura ao seu mundo – seja ele alternativo, mainstream ou pastiche.

Agora, espero sua opinião sobre a minha lista e eu espero suas indicações!

@misaelmainetti

Anúncios

2 Responses to “As dez músicas que você provavelmente não ouviu em 2010”


  1. 21 de dezembro de 2010 às 2:25 pm

    Misa! Eu acho que tenho o previlégio de ter escutado algumas dessas musicas, ou porque você me mostrou, ou porque estava junto com você quando a “descobriu”.
    Eu vou parar de ser preconceituosa e vou ouvir os solos dos meninos do Fresno!
    No mais parabéns pelo texto.
    Beijos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Vanguarda

dezembro 2010
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Twitter

Fucking visits

  • 20,501 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


%d blogueiros gostam disto: