13
set
10

VMA 2010 – 1 a 10 astronautas

No último domingo (12), aconteceu a 27ª edição do Video Music Awards (VMA), premiação da MTV americana. O evento, que aconteceu em Los Angeles (EUA), teve dois grandes vencedores, além de um tapete vermelho que era branco e um vestido de carne. 

Atribuo meus argumentos e notas para que nós discutamos a respeito das apresentações e da premiação. Você pode discordar (e não descordar, que significa cortar a medula espinal do touro), e gosto MUITO disso, mas também gosto de argumentos.

As notas das apresentações serão dadas em astronautas, assim como é o troféu do evento. As premiações serão comentadas, apenas.

Chelsea Handler, humorista norteamericana, apresentou o evento. É o típico humor estadunidense – não muda e também não consegue ser imitado por nós, brasileiros, como se viu em algumas tentativas no Prêmio Multishow, com exceção da Fernanda Torres e do Bruno Mazeo. Para ela, nota neutra.

*********

AS APRESENTAÇÕES E AS PREMIAÇÕES


EMINEM E RIHANNA

De repente, o Slim Shady aparece cantando em uma espécie de galpão, montado no fundo do palco, que fez lembrar 8-Mile (o clipe e o filme). Para quem é fã de Eminem, essa introdução, com seu single Not Afraid, do seu recente álbum bem sucedido, Recovery, foi de grande valia. De repente, em outra extremidade do palco – e que direção de arte bonita (a do palco) – Rihanna aparece cantando Love The Way You Lie, parceria do rapper com a porto riquenha. Com os cabelos cor de fogo e grandes, fazendo alusão ao seu novo álbum Loud, todos cantaram juntos e os dois pararam de costas um para o outro, encerrando a música.

Nota da apresentação: 8 astronautas

Justificativa: apresentação ótima, mas não excelente. Nos Estados Unidos, Not Afraid virou single, diferente daqui. Mas, querendo ou não, todos queriam assistir a uma performance de Love The Way You Lie inteira. E essa, foi encurtada para dois refrões e uma parte. Só. A emoção caiu decorrente desse motivo: cortes. Então, cortemos a nota!

Prêmio(s): Melhor Clipe Masculino e Melhor Clipe de Rap, ambos com Not Afraid. Merecido! Destaque da noite. Ele voltou com tudo – em performance, música, atitude e composição inovada, principalmente.

**********

JUSTIN BIEBER

Não, Luan Santana não concorreu como Revelação (Best New Artist). Justin Bieber – desde que o mentor do menino no mundo da música, o Usher, o colocou na mídia, o moleque não para mais de fazer sucesso. Mas, minha opinião é: cuidado! Tem tudo para sumir da mídia. Então, pega firme Justin e vai inovando e evoluindo. Já já a galera vai se cansar de frases como “Baby, baby, baby ohhh” e “I need somebody to love…”. Vai precisar de mais!

Nota da apresentação: 7 astronautas

Justificativa: A fórmula Bieber é simples e ao mesmo tempo surpreendente: juntar as boy bands em um garoto. Imagem pura e produção contínua! Ele ainda tem muito a desenvolver, mas o ritmo dançante não deixa ninguém esquecê-lo. Por enquanto. A apresentação do mini petiz foi boa – danças simples, mas bem executadas. No final, tocou bateria. Nada impressionante, mas boa apresentação. OBS. Ganhou de Tik Tok, da Ke$ha, que saiu de mãos abanando!

Prêmio(s): Best New Artist ou Revelação – merecido e esperado, queiramos ou não.

**********

USHER

Produção é tudo! E, se Justin Bieber aprender, não acredito que será o próximo Justin Timberlake e sim o próximo Usher. O cantor invocou as cores verde, azul, vermelha e preto e branco durante a apresentação. Primeiro, entrou com Dj Got Us Fallin In Love. Dançante e empolgante. Há quem diga que ele tentou imitar o Rei do Pop, Michael Jackson. Nada se cria, tudo se copia. E, ao meu ver, isso é criatividade. Depois, em um palco com efeito de vertigem, ele interpretou OMG, sucesso com Will I Am, que não se apresentou junto dele. Dançou bem e a produção foi exímia, mas abusou muito do playback, o que gerou muitos comentários. Também pudera, dançou bastante…

Nota da apresentação: 9 astronautas

Justificativa: Dançou bem, sendo destaque da noite, mas abusou do playback.

Prêmio(s): Usher perdeu para a Lady Gaga (Bad Romance) na premiação Melhor Clipe Dance, o que era esperado – mas eu prefiro a coreografia e o clipe, num todo, de OMG, mas também perdeu essa premiação, Melhor Coreografia, para o mesmo clipe.

**********

FLORENCE & THE MACHINE

Confesso que nunca havia ouvido essa música ou visto o clipe. Não sei o motivo, mas me lembrou Goldfrapp. O grupo levou ao palco seu sucesso Dog Days Are Over. Música legal de ouvir, diferente! Tanto o clipe como a apresentação são ótimos – direção de arte muito boa!

Nota da apresentação: 10 astronautas

Justificativa: veja você mesmo: http://music.mtv.uol.com.br/playlists/96C3E70101E7C396000101E7C396/mgid:playlist:video:mtvmusic-br.com:54604

Fui pesquisar e a moça é fenômeno na Europa e o mesmo está acontecendo nos EUA – merecidamente. Vamos ouvir falar dela ainda #fato

Prêmio(s): Melhor Direção de Arte. Sem comentários, basta ver o clipe ou mesmo a apresentação no VMA2010.

************

TAYLOR SWIFT

Começou um vídeo relembrando o VMA 2009, quando Taylor Swift recebeu o prêmio de melhor álbum, e Kanye West subiu e disse que o prêmio foi injusto, que devia ter sido entregue à Beyoncé. Isso gerou confusão e esse vídeo soou como uma defesa! Após isso, a cantora interpretou sua nova canção, Innocente. Voz afinada e boa apresentação, sem grandes surpresas. Música bonita e cenário mais bonito ainda.

Nota da apresentação: 8 astronautas

Justificativa: foi bom, mas não impressionou tanto. Fez tudo direito. O final da apresentação foi muito bonito.

Prêmio(s): nenhum, mas teve a oportunidade de apresentar seu novo trabalho no VMA2010!

***********

DRAKE, MARY J. BLIGE E SWIZZ BEATZ



O Drake tem se saído muito bem nos Estados Unidos, (quase) tão bem quanto o Eminem. Sua venda de álbuns, nesses tempos críticos, alcançou bons números, ultrapassando o Bieber. Apresentou Fancy, junto da veterana Mary J. Blige – voz afinada – e com o Swizz. Se propuseram, na apresentação, transmitir “sua classe”.

Nota da apresentação: 7 astronautas

Justificativa: foi bom, mas não impressionou muito. Não levou todo mundo a gritar ou ficar muito empolgado.

Prêmio(s): nenhum, mas se apresentou, e isso conta muito!

************

B.O.B., HAYLEY WILLIAMS E BRUNO MARS

Mars começou no piano com Nothin’ On You – ele estava parecendo o Prince com aquele cabelo (risos).  De modo animado, o B.O.B. entrou e começou a cantar a tão conhecida música – típica de rádio FM, mas muito boa no gênero de colaboração r&b e rap. E da luz, vem andando e cantando Airplanes, a vocalista do Paramore, Hayley Williams.  Enquanto B.O.B. cantava e vivia seu momento, Hayley ficou atrás dançando no cenário estelar. A música é sucesso, isso é fato. E o clipe é muito bom.  Ainda sobrou um tempinho para a Hayley cantar um pedaço de Only Exception, sucesso do Paramore e boa oportunidade para ela!

Nota da apresentação: 10 astronautas

Justificativa: mash up (3 em 1) bem executado, com sucessos e emocionou a maioria.

Prêmio(s): perdeu nas premiações, mas “fez bonito” na performance.

********

LINKIN PARK

Os caras do nu metal, que vão pisar nas terras tupiniquins em breve, sem dúvida animaram a galera com o single Catalyst – e atenção, logo eles lançam um novo single. A voz marcante do Shinoda em conjunto com o Chester, num ritmo dançante e rock and roll, inovador e repleto de sintetizadores,  fez a apresentação ser ímpar.

Nota da apresentação: 10 astronautas

Justificativa: excelente apresentação, além de terem inovado no som! Arriscado e bem sucedido!

Prêmio(s): nenhum, mas essa apresentação engajou a carreira deles nessa nova tour.

**********

KANYE WEST

Depois de lançar o clipe Power, com grande direção de arte, como forma de promover seu novo álbum, mesmo com o “incidente” do ano passado(entenda tomar o microfone de Taylor Swift e dizer que ela não merecia ganhar prêmio algum; mas ele pediu muitas desculpas), o rapper também utilizou de toda a produção possível. Apresentou sua nova música: Runaway. Foi ótimo e não abusou do playback. Como não se conhecia a música, todos ficaram muito hipnotizados com a direção de arte da apresentação. O propósito era esse. Ele encerrou a premiação.

Nota da apresentação: 9 astronautas – levando em conta as luzes, o palco e tudo mais.

Justificativa: vide acima.

Prêmio(s): nenhum, mas, mesmo com o que aconteceu no ano passado, o rapper mostrou que tem “poder” e é bom e influente e tocou novamente. Será que Chris Brown ainda fará o mesmo?

 

*********

Confira a lista completa dos vencedores do VMA 2010

Categorias principais:

Clipe do Ano: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Clipe Feminino: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Clipe Masculino: Eminem, com Not Afraid
Artista Revelação: Justin Bieber
Melhor Clipe de Pop: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Clipe de Rock: 30 Seconds To Mars, com Kings and Queens
Melhor Clipe de Hip-Hop: Eminem, com Not Afraid
Melhor Colaboração: Lady Gaga e Beyoncé, com Telephone
Melhor Clipe Dançante: Lady Gaga, com Bad Romance

Categorias técnicas:

Melhor Coreografia: Lady Gaga, com Bad Romance
Vídeo Revelação: The Black Keys, com Tighten Up
Melhor Clipe com Efeitos Especiais: Muse, Uprising
Melhor Direção de Arte: Florence + the Machine, por Dog Days Are Over
Melhor Edição: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Direção: Lady Gaga, com Bad Romance
Melhor Cinematografia: Jay-Z & Alicia Keys, com Empire State of Mind

Comentários alheios:

– Foi a noite do Eminem (seu retorno às paradas) e do triunfo e consolidação de Lady Gaga;

– Lady Gaga quebrou um recorde e levou 8 de 13 prêmios;

– Lady Gaga vestiu um vestido feito de carne crua;

– Cher esteve presente;

– Eminem saiu logo após sua apresentação para se apresentar em Nova Iorque;

– Foi estranho não ver Beyoncé e Lady Gaga se apresentando. Isso deixou o público desapontado;

– O rock esteve bem menos presente nesse VMA 2010

BALANÇO GERAL: O VMA 2010 foi ótimo. Foi melhor que o de 2009, mas não foi tão excelente quanto já foi em outros tempos.

O PROBLEMA: O VMA aposta muito em tecnologia e deixa os cantores e grupos musicais direcionados em utilizar os efeitos da tecnologia e menos da arte de cantar e dançar.

É isso!

por Misael Mainetti

@misaelmainetti

Anúncios

1 Response to “VMA 2010 – 1 a 10 astronautas”


  1. 1 tralia ferreira santana
    28 de março de 2011 às 3:23 pm

    eu aboro ele o justin

    beijosssssssssssssssssssssssssssss:

    ass: talia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Vanguarda

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Twitter

Fucking visits

  • 20,401 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


%d blogueiros gostam disto: