10
set
10

Foi Prêmio, vem Prêmio (!)

Já se foi o Prêmio Multishow (agosto/2010) – e eu nada comentei aqui – e agora está a caminho o Video Music Brasil (VMB), a premiação da MTV. Antes do VMB, dadas as semelhanças, é proveitoso (ou não) refrescar a memória com o que foi o Prêmio Multishow.

Mix de coisa boa e ruim, o Prêmio Multishow foi aquela coisa morna, com picos à la culturais e à la ignorantes. Dentre esses picos, os alcances mornos.

Um desses alcances mornos foi sem dúvida os coloridos do Restart ganharem o prêmio de Melhor Música com Recomeçar. Antes de comentar essa premiação, cuidado ao classificar Restart e Cine. Não são bandas emo – mas a classificação exata fica para outra discussão de liquidificador dos gêneros pop, crunk rock e happy rock. Competiram boas composições, como a parceria da Ana Carolina com John Legend, em Entreolhares – composição das boas. Ficaram para trás também uma boa letra, como “Espero a minha vez” (Nx Zero), o ritmo dançante de “Shimbalaiê” (da queridinha da Globo, Maria Gadú) e a ótima união de letra e ritmo de “Sutilmente”, do Skank. Não sei que critérios são utilizados pelo pessoal da internet que vota – letra ou balanço – mas sei que, nesse caso, não utilizaram o critério da “boa composição”. É fato! Até “Te levo comigo”, da molecada, estava mais de acordo com o prêmio.

Melhor Álbum vai para a Maria Gadú – confesso que não ouvi além do “Shimbalaiê”, mas penso que deve ser interessante. O Nx Zero leva o Melhor Clipe com “Espero a minha vez”. A letra é das melhores, sem dúvida, mas o que tem de impressionante o clipe senão apenas registros de show? E o Skank produz um clipe de qualidade máxima em inovação gráfica e vem a multidão de fãs e desbanca o que, supostamente, deveria ter ficado no trono. Uma pena! Até o próprio vocalista, Di, comentou no palco inúmeras vezes que o Skank fez um ótimo trabalho – ele reconheceu.(Incrível foi o Nx Zero ter levado apenas um prêmio. Cadê aquela imensidão de votos que haviam outrora?).

Melhor DVD para a Pitty com “Chiaroscope” e surge a premiação Melhor Cantora na qual, merecidamente, venceu Ana Carolina – o restante também era mulherada de peso! O Melhor Show foi para Ivete Sangalo, também pudera e Nova York que o diga agora, e concorrendo com a rede de fãs de muitos outros fenômenos pops, tal como o Luan Santana.

Na categoria Melhor Grupo, concorriam Cine, Detonautas Roque Clube, Fresno, Hori, Jota Quest, Nx Zero, Restart, Skank, Strike e Titãs. Entendo a insatisfação e revolta do Tico e sua banda ao receberem a notícia dos vencedores, mas não justifica o péssimo vídeo, sem ética e respeito, que fizeram mandando todo mundo tomar naquele lugar. E Cine leva o prêmio de Melhor Grupo. Nada contra o som da garotada. Nada também a favor. Mas, isso está certo?

Samuel Rosa, do Skank, levou o troféu de melhor cantor no Prêmio Multishow, no HSBC Arena, no Rio (Mônica Imbuzeiro)

Como Melhor Cantor, testosterona em voz, venceu Samuel Rosa (Skank) – merecido! Desbancou ótimos cantores como o Rogério Flausino (Jota Quest), Caetano Veloso, Lucas Silveira (Fresno) e Zeca Pagodinho. Skank pode não estar mais tão em alta, mas é fato que o som dos caras é dos bons e o último álbum deles, Estandarte, é excelente!

Prêmio Revelação para Luan Santana. O cantor estourou nas paradas – a Billboard Brasil que confirme (risos) – e hoje lota qualquer espaço para shows! Fica a dica de assistir (na net) o De Frente com Gabi (SBT), na qual a Marília Gabriela entrevistou o cantor – e mudei minha opinião sobre sua pessoa. Como cantor…confesso que estou começando a abrir a cabeça para o gênero sertanejo universitário.

Como Instrumentista – fiquei muito feliz com o resultado -, venceu Rodrigo Tavares, da Fresno. Baixista na banda, o Tavares tem um projeto solo chamado Esteban (www.myspace.com/estebantavares) – que é bem diferente da Fresno. Vale a pena conferir esse grande compositor com uma voz singular! Há alguns meses, entrevistei o Tavares (vide post Minha Revanche) e ele disse que seu álbum solo deve sair em dezembro.

Fiasco de apresentação, Vitor e Léo e Cláudia Leite não foram muito bem ao vivo. Mas, foi muito válida a nova premiação Artista Sertanejo, na qual Vitor e Léo venceram. E o prêmio Experimente ficou com o Móveis Coloniais de Acaju. Bom, mas fica minha dica em conhecer (a banda) Copacabana Club.

O Prêmio Multishow teve seus altos e baixos e os picos mornos. Mas deixa a desejar muito devido ao apelo popular: a internet e a garotada – na maioria, avulsa e avessa – vota milhões de vezes nos fenômenos. Assim não dá!

**********

E O QUE ESPERAR DO VMB 2010?

O segmento é o mesmo – a votação é aberta e ilimitada. Os resultados não devem ser muito diferentes, mas torçamos para menos momentos contraditórios.

Show internacional com os caras do 3OH3! Vale a pena conferir. Apresentação de Marcelo Adnet e momentos “incomuns” como a Palmirinha Onofre (Gazeta), a Sandy e a Mallu Magalhães apresentando 15Minutos e o Rodrigo Faro (Record) possívelmente tramando alguma apresentação.

Você pode votar através do http://vmb.mtv.uol.com.br/votacao/ . A premiação e o “ao vivo” acontece na quinta-feira, 16.

**********

Mais urgente, o Video Music Awards (VMA) acontece domingo (22) e contará os shows: Eminem, Usher, Kanye West, Justin Bieber, Drake, B.o.B. e Florence + The Machine etc. Esse prêmio promete!

 ***********

Por Misael Mainetti @misaelmainetti

E-mail: misaeljornalista@gmail.com

Anúncios

1 Response to “Foi Prêmio, vem Prêmio (!)”


  1. 1 Gii
    12 de setembro de 2010 às 8:32 pm

    Misa, o show internacional do VMB é com Ok Go, 3OH!3 vai apresentar um prêmio.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Vanguarda

setembro 2010
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Fucking visits

  • 20,343 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


%d blogueiros gostam disto: