05
ago
10

O que vai acontecer com o que faz bem?

 
A Tv Cultura, a tevê que faz bem, terá um corte de 1.400 funcionários dos seus 1.800; ou seja, restarão apenas 400. A iniciativa, do então novo presidente da tevê, João Sayad, é “reestruturar a tevê”, inclusive migrando-a para um prédio comercial. Dessa forma, os gastos serão reduzidos e a programação será enxugada. (Cortar os gastos é sinônimo de mais dinheiro. Programação será enxugada é sinônimo de menos problemas).
 
 
Serão reduzidas as publicidades comerciais. Essa é, visivelmente, uma forma de demissão justificada de funcionários – mas ainda não é suficiente. A Tv Cultura é uma das poucas, senão a única, que tem a missão nobre de produzir programação cultural, social, não visando audiência a qualquer custo, como fazem a Globo, SBT, Band, RedeTV, Record etc. E desde quando uma televisão pública deve ter como alvo prioritário a audiência a qualquer custo?
 
Segundo a coluna do jornalista Daniel Castro (R7), a maioria dos funcionários celetistas (entenda de carteira assinada) só pode ser demitida em 2011. O problema: são funcionários antigos e as indenizações são caras – muito caras, o que não está no orçamento ou bolso da alta hierarquia. Para realizar essa demissão, será necessário o auxílio do próximo governador de São Paulo.
 
E Daniel Castro coloca muito bem: “O plano de Sayad tem uma “pegadinha”: ele deixa para o próximo governador paulista a tarefa de decidir se a TV Cultura, finalmente, deixará de ser “cara e ineficiente”. Se optar por torná-la “barata e eficiente”, arcará com o ônus da demissão de centenas de trabalhadores ruidosos.”.
 
Mas a culpa, na minha opinião, não é do poderio, mas do povo! Eu realmente voto ZERO ZERO e não quero participar dessa bobalheira. A única “tv que faz bem” ficará à deriva, visto que ninguém mais julga candidato pensando em programação cultural e social – que se dane se o candidato pretende introduzir programação educativa, não é?
  
 
Como o jornalismo e a programação da Tv Cultura não estão favorecendo o PSDB, não é interessante para eles continuar com a emissora! É uma “pedra no caminho”, como diria Drummond. Sim, é uma pedra no caminho do PSDB! Por quê?
  
 
 
A Roda Viva parou de girar?
 
Heródoto, aclamado como grande arrogante por alguns, aclamado como grande entrevistador para outros, foi demitido. Deixando de lado os comentários, pensemos nos porquês! Heródoto teria sido demitido da Tv Cultura, segundo o jornalista Luis Nassif, por ordens do ex-governador de São Paulo e candidato a Presidente, senhor José Serra. O motivo: as indagações do jornalista sobre os pedágios cobrados em São Paulo, ocorrida nas gravações do Roda Viva. E dá-lhe interferência política!
  
  
O Roda Viva sempre funcionou como um pólo de perguntas e respostas, um gerador de informações e satistações, mas, me parece, que essa roda vai parar de girar continuamente! Só vai girar quando permitida, quando não afetar os erros do governo. E dá-lhe censura!
  
  
Apagando comentários?

Segundo a coluna do jornalista Daniel Castro, “A TV Cultura apagou de seu site todos os textos escritos pelo jornalista Ernesto Rodrigues, que foi ombudsman da emissora até a semana passada.Rodrigues constantemente fazia críticas à emissora. Abordava assuntos delicados, como o recente afastamento de Gabriel Priolli do comando do departamento de jornalismo. Priolli perdeu o posto após determinar a realização de uma reportagem sobre pedágios nas rodovias paulistas, o que incomodou o governo do Estado de São Paulo.” […] (foto: o ex ombudsman, Ernesto Rodrigues).

“O blog era um canal direto com os telespectadores. Nele, por exemplo, Rodrigues publicou as explicações do presidente da TV Cultura, João Sayad, sobre o afastamento de Priolli (uma delas era a de que o jornalista mandou realizar a reportagem sobre pedágios sem comunicar seu superior hierárquico, Fernando Vieira de Mello).

Segundo a assessoria de imprensa da TV Cultura, o mandato de Rodrigues terminou no último dia 30 (seu último texto é de 16 de julho). A emissora, diz a assessoria, está procurando um substituto. A Cultura não se pronunciou sobre o “sumiço” dos textos do ex-ombudsman.”

Que coisa, não?

Não faz sentido!

Eis a nota oficial publicada pela Tv Cultura, após a publicação da notícia do jornalista Daniel Castro:

“Em face às recentes notícias publicadas sobre a TV Cultura, informamos que:

A TV Cultura é patrimônio querido dos paulistas e brasileiros, com um acervo de ótimos programas e vários artistas e jornalistas de sucesso que começaram aqui, mas que precisa se renovar. Perdeu audiência, qualidade e se tornou cara e ineficiente.

Esta é a proposta de renovação que a Administração levará ao Conselho da Fundação Padre Anchieta: a revitalização dos programas admirados, a modernização dos processos administrativos, bem como dos equipamentos, e contando com os talentos que a emissora possui e com a contratação de novos apresentadores e jornalistas”.

Não faz sentido cortar para inovar! Reestruturar e inovar é uma coisa. Cortar gastos é outra coisa! Pois bem, essa é a nota oficial. Mas, como inovar a programação demitindo 1400 funcionários? Apenas se contratar outros 1400! Esperamos que sim!

Se a tevê assume que necessita de inovação, de reafirmação, que o façam! Mas, desse modo sujo, que nos mostra que não é interessante para o governo? Demitindo 1400 funcionários? Hã?

Como faz?

Confesso que estou confuso, com opinião dúbia, sem entender o que está acontecendo! Publico aqui, esse texto, não para gerar polêmica barata, mas para gerar polêmica a fim de que se apercebam que programação proveitosa, cultural e social corre o risco de ser tirada do ar; para que se apercebam que censura disfarçada (disfarçada?) está penetrada nas mídias! Como faz?

 
Anúncios

0 Responses to “O que vai acontecer com o que faz bem?”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Vanguarda

agosto 2010
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Twitter

Fucking visits

  • 20,501 hits

É importante: Planeta Terra e sustentabilidade


%d blogueiros gostam disto: